Abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte

abertura-de-empresas-alteracoes-contratuais-e-baixa-de-empresas

Um empreendimento pode passar diversos processos que determinam o seu futuro. Fato que faz com que o empreendedor lide com etapas como abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte.

Contudo, é de extrema importância que todo empreendedor saiba como lidar em momentos assim, visto que a estrutura do seu negócio pode ser colocada em risco. Uma das principais recomendações, inclusive, é contar com o suporte de um serviço especializado, como uma contabilidade.

Ou seja, independentemente do momento que o seu negócio esteja passando, seja a abertura de empresas, alterações contratuais e baixas de empresas, todo o processo deve ser feito de uma maneira legal e de acordo com a lei.

E você, empreendedor, o que faria de frente à um processo como os citados acima? Caso ainda tenha dúvidas, preparamos um artigo completo para solucionar todos os seus possíveis questionamentos.

Portanto, acompanhe cada detalhe abordado aqui com atenção e descubra como funciona processos como abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte. Vamos juntos?

Aproveite o assunto para ler o nosso artigo sobre Quero abrir uma empresa – Sociedade ou Empresa Individual?

1. Abertura de empresas

A fim de compreender melhor o funcionamento de processos como abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte, vamos abordar cada um deles de maneira individual.

Desse modo, quando um empreendedor decide se tornar dono do próprio negócio, a primeira etapa é a abertura da sua empresa. Passo fundamental para todo empreendimento bem estruturado.

O primeiro passo para todo empreendedor que decide abrir a sua empresa em Belo Horizonte é contar com um plano de negócios. Estamos falando da definição de metas do seu negócio e quais os caminhos para alcançá-las.

O próximo passo é definir qual será o segmento de atividade da sua empresa. Com isso, o empreendedor possui diante de si algumas opções, como:

  • Comércio atacadista e varejista;
  • Prestação de serviços;
  • Indústria.

Após ter decidido a etapa acima, chegou o momento de enquadrar o seu empreendimento no melhor regime jurídico. Assim como o segmento de atividade, estamos falando de diferentes opções.

Sendo assim, é possível escolher o item acima de acordo com a presença ou não de sócios. Logo, caso o empreendedor vá atuar sozinho, ele pode abrir uma Empresa Individual (EI), Microempreendedor Individual (MEI) ou uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) ou uma Sociedade Unipessoal.

Em contrapartida, caso ele vá contar com um ou mais sócios, ele pode abrir uma Sociedade Limitada, Simples (SS) ou Anônima (SA).

Portanto, percebe-se que abrir uma empresa é uma tarefa fácil, mas com alguns desafios. O que demanda o auxílio de um serviço especializado ao seu lado, como um escritório de contabilidade.

Alterações contratuais em empresas

Dando continuidade aos processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte, temos a segunda opção como destaque.

Acontece que, em algum momento da sua gestão, um empreendedor tenha que fazer uma alteração no contrato social do seu negócio. Com isso, ele deve passar pelo processo de alterações contratuais em empresas.

Desse modo, existem vários motivos que podem levar um empreendedor a fazer alterações no contrato social do seu negócio. Podemos citar alguns deles, como:

  • Entrada ou saída de um sócio;
  • Mudanças no capital de uma empresa (aumento ou diminuição);
  • Possíveis mudanças no formato jurídico;
  • Dentre outros.

Portanto, todo empreendedor deve entender como funciona o processo de alteração contratual, que varia de acordo com o seu município e estado.

No entanto, algumas etapas são básicas e não mudam, como o fornecimento dos dados da empresa à Junta Comercial, Cartório ou entidades de classe, Receita Federal, Receita Estadual e até mesmo à Prefeitura. É fundamental que todo o processo seja acompanhado por profissionais contábeis.

Quando dar baixa em uma empresa?

E quando um empreendedor precisa dar baixa na sua empresa? Como ele terá que lidar em casos assim?

Assim como nos casos de alterações contratuais, são vários os motivos que podem ocasionar o processo de baixa de uma empresa.

Em primeiro lugar, precisamos concordar que ninguém deseja ver o seu negócio fechando, não é mesmo? Fato que faz com que seja fundamental implementar uma gestão assertiva e focada no bem-estar de uma empresa.

No entanto, nem todos os empreendedores se atentam à gestão empresarial, podendo colher resultados como o processo de baixa em uma empresa. Para concluir esta etapa, também será necessário encerrar:

  • Todos os débitos previdenciários;
  • Todos os tributos federais, estaduais e municipais;
  • Registrar o distrato social na Junta Comercial, cartório ou entidades de classe;
  • Baixa do FGTS/CRF;
  • Dar baixa no seu CNPJ (Receita Federal);
  • Baixa da Inscrição Estadual (Receita Estadual);
  • Baixa da Inscrição Municipal (Prefeitura).

Sendo assim, agora você já entende melhor os processos de abertura de empresas, alterações contratuais e baixa de empresas em Belo Horizonte. Caso tenha alguma dúvida, compartilhe conosco no campo para comentários.

Além disso, para mais conteúdos como o que você acabou de ler, acompanhe as nossas redes sociais e o nosso blog! Leia também sobre Reestruturação Financeira: como replanejar as finanças em situações adversas.