Empresas do ramo da saúde têm uma série de obrigações jurídicas com as quais devem estar sempre alinhadas para que possam atuar de maneira regular e atender pacientes com segurança. Uma dessas obrigações é o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).
O CNES é, como o próprio nome diz, um registro universal de todos os estabelecimentos de saúde do país, mas ele vai muito além disso. Neste artigo vamos explicar tudo que o CNES representa, assim como a importância de realizar esse cadastro.
Além disso, vamos ensinar você, que é empresário em uma clínica ou consultório, a fazer seu cadastro! Siga com a gente para aprender tudo sobre o CNES. Tenha uma boa leitura!
O que é o CNES?
Criação do Ministério da Saúde no ano 2000, o CNES foi implementado com objetivo de unificar os registros de instituições hospitalares e ambulatoriais em todo o país. Inicialmente, o foco desse cadastro era fazer apenas registro de estabelecimentos que realizavam atendimento ao SUS, mas posteriormente ele foi estendido a todas as clínicas e consultórios do país, sendo efetivado no ano de 2003.
No entanto, o CNES é muito mais do que um mero registro: ele opera como um banco de dados que mapeia toda a área da saúde no Brasil. Para quem deseja abrir um consultório, é possível obter pelo Portal do CNES uma série de informações úteis para sua gestão empresarial.
Se você deseja abrir uma clínica em determinada cidade do Brasil, tem a opção de pesquisar sobre todos os estabelecimentos similares em uma determinada cidade para descobrir quais as especialidades das clínicas já existentes. Isso é só uma das muitas aplicações para o uso do CNES no processo de criação de um consultório.
Qual a importância do CNES?
O CNES é, acima de tudo, um cadastro obrigatório. Se você está dando início às operações de uma clínica ou consultório, é essencial realizar o cadastro, caso contrário seu empreendimento estará operando ilegalmente. No entanto, como dissemos, o Cadastro Nacional vai muito além disso, sendo também uma ferramenta vital para a gestão do seu estabelecimento.
O site do CNES possui dados acerca do mapeamento de empresas de saúde em todos os municípios do país, assim como estatísticas de cada especialidade, porte e profissionais registrados. Por meio dessas informações, é possível encontrar áreas de maior demanda ou maior concorrência e tomar decisões empresariais mais assertivas.
O banco de dados do CNES também é crucial para que o Ministério da Saúde possa ter uma noção da cobertura do SUS em todo o território brasileiro, tendo um controle sobre suas instituições filiadas e tendo mais uma ferramenta de planejamento. É parte da função social do médico zelar pela saúde da população como um todo, por isso o cadastro é de grande contribuição!
Vale ressaltar que o CNES, como registro obrigatório, também é solicitado pelas operadoras de saúde, então é essencial estar regularizado para poder fechar contratos. O mesmo vale para parcerias com planos de saúde, que também exigem o código do CNES.
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Por que devo registrar minha clínica ou consultório no CNES?
Conforme explicamos agora, motivos não faltam para realizar o cadastro, mas vamos listá-los novamente, assim como outras razões e utilidades. Veja a seguir:
- O cadastro é obrigatório;
- Integração nos sistemas do SUS;
- Viabilizar a contratação de serviços da área, assim como parceria com planos de saúde;
- Acesso ao banco de dados do CNES;
- Capacidade de fazer uma análise do mercado, visando a expansão da sua empresa;
- Auxiliar o Ministério da Saúde no controle das instituições e no planejamento de suas ações;
Como você pode ver, não faltam motivos e vantagens na realização do registro. É importante que sua clínica não fique para trás, atuando na irregularidade, nem em descumprimento com certas funções sociais da medicina.
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Como realizar o cadastro no CNES?
Agora que você já sabe da importância do CNES, vamos explicar os procedimentos para realizar esse registro tão importante, e dar início imediatamente às operações na sua clínica ou consultório. Vamos lá!
Primeiro, é preciso deixar claro que sua empresa já deve estar regularizada em termos de autorização da prefeitura, registro de CNPJ, e liberação de todos os alvarás de funcionamento. Tendo isso em mãos, vamos ao passo a passo!
Entrar em contato com a secretaria de saúde municipal é o primeiro passo, a secretaria irá informar o passo a passo para realizar o cadastro, que pode variar dependendo do município onde sua empresa está localizada.
Obtenha ajuda especializada!
Sabemos da dificuldade de lidar com todos os processos burocráticos necessários para a abertura de uma clínica ou consultório. Para evitar o risco de que algo dê errado nesse processo, além de se livrar de várias dessas preocupações, a melhor saída é a contratação de um serviço de contabilidade digital que possa resolver tudo isso para você.
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