Atualmente, o principal objetivo das empresas, independentemente do seu tamanho e setor, tem sido como sobreviver à crise.
O novo coronavírus (COVID-19) trouxe consigo, além de uma enorme quantidade de casos e vítimas, impactos na economia e no dia a dia das empresas.
Sendo assim, é fundamental que toda empresa busque soluções assertivas para que o seu negócio se mantenha ativo, mesmo com a crise que assola todo o mundo.
Portanto, para que você não precise ver o seu negócio quebrando, preparamos algumas estratégias para que a sua empresa consiga sobreviver à crise. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!
Entendendo a crise atual
Os impactos da pandemia do novo coronavírus tem gerado fortes consequências não somente na população, mas as empresas também têm sido atingidas.
O Ministério da Saúde e as prefeituras municipais seguem recomendando que as pessoas se mantenham em isolamento social. A restrição de sair casa é com o intuito de diminuir a propagação do vírus, que já está se espalhando de maneira comunitária.
Desse modo, diversas pessoas não estão saindo de casa e comércios se veem obrigados a fecharem as portas por tempo indeterminado.
Além disso, muitas empresas estão adotando o home office como uma alternativa de preservar a saúde de todos os funcionários e permanecerem ativas em meio ao momento que o Brasil se encontra.
Logo, pode-se perceber que o cenário atual não é dos mais otimistas. Espera-se um grande número de empresas quebrando e, consequentemente, um aumento no desemprego do país.
Dessa maneira, é de extrema importância que os empresários busquem soluções para que o seu negócio sobreviva à crise. Conheça algumas estratégias a seguir!
Estratégias para sobreviver à crise
O cenário de crise afeta diretamente a vida financeira das empresas. Agora, entendendo que os próximos meses serão de quedas no número de vendas e consequentemente, no faturamento, elas se veem obrigadas a tomarem medidas para garantir sua sobrevivência.
Sendo assim, chegou a hora de conhecer algumas das principais estratégias para que uma empresa consiga sobreviver à crise do coronavírus.
Veja a seguir quais são as medidas que devem ser tomadas para garantir não somente a sobrevivência, como também força para o período de retomada.
Controle suas finanças
Ter o controle das finanças da sua empresa, no momento atual, é um fator crucial para a sua sobrevivência ou para o seu insucesso.
Dessa maneira, é obrigação de todo gestor reavaliar as suas finanças, identificando se o seu negócio possui condições de se manter ativo nos próximos meses.
Uma das maneira de manter as finanças devidamente controladas é por meio do fluxo de caixa. A ferramenta permite registrar toda e qualquer movimentação financeira dentro de uma empresa. Ou seja, todo o dinheiro que entra e sai do caixa.
Além disso, o fluxo de caixa permite que uma empresa faça projeções referentes aos próximos meses, possibilitando identificar quanto de caixa será necessário para se manter ativa.
Corte gastos
O fluxo de caixa também permite que uma empresa conheça quais são os seus ganhos e despesas mensais.
Sendo assim, ele possibilita que um empresário possa mapear e identificar todas aqueles gastos que podem ser cortados de maneira temporária.
O corte de gastos é um dos recursos mais utilizados em momentos de crise, uma vez que ele resulta em mais caixa para lidar com a perda de receita.
Conheça as medidas do governo
Mediante o cenário atual, o governo federal tem anunciado uma série de medidas a fim de garantir que as empresas possam sobreviver à crise. Confira algumas delas:
- Adiamento de parcelas do Simples Nacional;
- Adiamento do depósito do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS);
- Redução de até 70% do salário e da carga horária dos funcionários;
- Prorrogação do prazo para a declaração do Imposto de Renda para o dia 30 de junho.
É de extrema importância se manter atento à tais medidas, uma vez que o governo pode modificá-las ou anunciar novas ao longo das semanas.
Leia mais: Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda – MP 936/2020
É o momento de inovar
Muitas empresas, buscando sobreviver à crise, têm adotado soluções inovadoras para manter os seus serviços ativos.
As empresas do ramo alimentícios, por exemplo, tem apostado todas as suas fichas nos serviços de delivery, uma vez que as pessoas estão em isolamento social.
Desse modo, momentos de crise também podem ser uma oportunidade para reavaliar o seu modelo de negócio e adaptar a sua empresa.
Busque adotar as medidas acima e caso sua empresa tenha buscado outra solução, deixe nos comentários!
Para mais informações e dicas para a sua empresa passar pelo momento de crise, acesse o nosso blog e confira o nosso conteúdo.