Por que você deve se preocupar com a experiência do paciente?

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O tratamento médico é procurado por pessoas que, em geral, estão vulneráveis e precisam de atenção. Em meio à busca por tratamento, é comum que essas pessoas se deparem com profissionais que não se preocupam com todo o processo que envolve a recuperação de um paciente.

Essa despreocupação pode ser um erro por vários motivos. Um deles é que uma recepção atenciosa pode ampliar as chances de cura de um paciente, já que melhora a confiança e torna o tratamento mais seguro para quem precisa de ajuda..

Porém, outros fatores também devem ser levados em consideração. É o caso da perda financeira no caso de um paciente não voltar ao consultório, caso o atendimento não tenha sido satisfatório.

Por isso, neste artigo preparamos uma discussão sobre por que você deve se preocupar com a experiência do paciente e como isso pode ser um retorno positivo para o seu negócio.

Desejamos a você, então, uma boa leitura!

Como definir o que é a experiência do paciente?

A experiência do paciente é definida por todo o percurso que uma pessoa passa quando entra em contato com um consultório ou uma clínica particular. É, então, o conjunto de atendimento, do primeiro contato à última consulta, que forma a experiência do paciente.

Por isso, já que envolve todos os passos de um atendimento, é um caminho longo e deve ser trabalhado continuamente. 

A atenção em todo o processo deve ser intensificada para que tudo contribua com a experiência ideal.

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Qual a importância da experiência do paciente?

O conjunto que faz parte da experiência do paciente trata, ao final, da contribuição para a melhora efetiva da pessoa que busca um tratamento. Por isso, todo o processo envolvido em uma oferta de serviços de saúde entra nesses fatores. O objetivo final é fazer com que o paciente, claro, se sinta melhor.

Esses fatores podem influenciar até mesmo o modo como um paciente enxerga seu próprio tratamento, a confiança envolvida no processo e a dedicação com que irá seguir as recomendações médicas.

Como dissemos, a experiência do paciente é importante para a própria recuperação de sua saúde. Por isso, quanto melhor for a jornada de uma pessoa em seu trajeto de tratamento, mais rápida poderá ser a sua recuperação.

E, claro, quanto mais pacientes recuperados, maior será a satisfação com a clínica, e, também como observado por pessoas da área, mais a equipe estará envolvida nesse processo, já que os métodos de melhoria mostram efetivamente um resultado positivo na equipe interna da clínica..

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Quais são as melhores práticas para uma boa Experiência do Paciente?

Para que uma experiência do paciente seja bem sucedida, é possível estabelecer um conjunto de regras básicas. É importante destacar, porém, que um bom atendimento e uma atenção cuidadosa têm suas técnicas pessoais, que cada indivíduo pode desenvolver ao longo de sua vida pessoal e profissional.

Por isso, o que nossos especialistas indicam é um conjunto de regras essenciais, que contribuem para ampliar um bom relacionamento interpessoal. 

Veja a seguir as melhores práticas para assegurar uma boa experiência do paciente.

Evita atrasos

Em meio às muitas possibilidades de um bom atendimento, decidimos colocar esta em primeiro lugar. Isso porque já faz parte do conhecimento popular o atraso envolvido em atendimentos médicos. 

Por isso, tenha sempre em mente que evitar atrasos contribui muito para que essa imagem de filas em consultórios seja diminuída. O atraso envolvido em consultas médicas pode ser um grande problema para quem já está em situação vulnerável, precisa se deslocar a um lugar e esperar pelo atendimento.

Disponha de um excelente atendimento

Em meio a este ponto, muitas pessoas se perguntam como, efetivamente, é possível melhorar o atendimento em um consultório médico. Em geral, o necessário é alinhar a equipe para que se busque um serviço de qualidade ao paciente. 

Além disso, se for preciso, conte com uma assessoria voltada para a melhoria de qualidade na equipe médica. Atualmente há muitas pessoas que prestam esse serviço no mercado.

Tenha um contato próximo com o paciente

O contato entre toda a equipe médica e administrativa com o paciente deve ser acolhedor, porém, o principal é o contato do médico. 

Por se tratar de um momento vulnerável, o paciente deve receber toda a atenção necessária para que tenha maiores chances de cura.

Adote indicadores de desempenho

As ações da equipe devem ser monitoradas de perto por um indicador de satisfação dos pacientes. 

Com isso a equipe terá sempre um retorno sobre as ações necessárias para ampliar a qualidade do atendimento.

Invista em tecnologias para diagnóstico e tratamentos

A tecnologia envolvida no tratamento médico tem avançado muito nos últimos anos e, por isso, é importante se manter atualizado frente a essas melhorias. 

Tendo um conjunto de equipamentos e práticas avançadas, a satisfação e a experiência do paciente,  é sem dúvida ampliada.

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