Vantagens de ser médico pessoa jurídica: quando e por que seguir esse regime?

medico-pessoa-juridica

A profissão da medicina oferece algumas possibilidades para quem quer aumentar sua carteira de clientes e seus lucros.

É preciso estar atento a essas oportunidades para que você possa conseguir economizar com impostos, por exemplo, além de conhecer melhor os regimes de tributação aplicados à classe médica.

Por isso, se você tem interesse em seguir com a atuação médico pessoa jurídica, siga neste texto e entenda todas as vantagens envolvidas nesta escolha. 

Tenha uma boa leitura!

Como funciona o PJ para médicos?

Para trabalhar como médico pessoa jurídica como o próprio nome já indica é necessário constituir um CNPJ. A atuação do profissional é a mesma, claro, as principais mudanças são no modo como os pagamentos são recebidos pelo médico e o recolhimento dos impostos. 

Ao invés de receber os valores na conta da pessoa física, o dinheiro é depositado na conta da pessoa jurídica.

Isso contribui para que os contratos sejam feitos de forma mais simples, já que fica estabelecida uma relação entre empresas. É preciso saber que não é possível atuar como MEI no exercício da medicina. Isso porque a profissão é regulada por um conselho e o regime de MEI não comporta este modelo de atuação.

Leia mais: Contabilidade para médicos: como se tornar PJ e reduzir taxas.

Quais vantagens o sistema de PJ oferece a médicos?

Ter uma relação legal estabelecida entre a empresa e um médico pessoa jurídica pode contribuir em muitos aspectos.

Segundo uma pesquisa de censo demográfico médico realizada em 2018, aproximadamente metade dos médicos atuantes no Brasil atendem em consultórios privados. Por isso, é importante estar atento às vantagens oferecidas por esse regime de contratação. Confira a seguir!

Maior segurança para o contratante e para o profissional

Quando duas empresas estabelecem um contrato, ou seja, um profissional com CNPJ e uma empresa contratante, as partes ficam mais livres em relação a obrigações trabalhistas, principalmente do lado da empresa que necessita do serviço. 

Isso contribui também para que o profissional tenha acesso a uma demanda maior, já que as empresas procuram profissionais em regime de PJ.

Menor incidência de impostos sobre os pagamentos

A diminuição da carga tributária é um motivo muito relevante para ser médico pessoa jurídica. Atualmente, muitos profissionais buscam aderir ao regime de PJ como forma de planejamento tributário, diminuindo o pagamento do imposto de renda. 

Como se tornar médico pessoa jurídica?

Agora que você já sabe dos benefícios de ser médico pessoa jurídica, chegou a hora de aprender como mudar para essa forma de atuação. Por isso, veja o passo a passo que preparamos.

  1. Escolha da natureza jurídica: que irá definir as exigências que deverão ser cumpridas;
  2. Elaboração do contrato social: esse documento é a certidão de nascimento da empresa, com todas as informações, como por exemplo: dados pessoais do sócio, objeto social, capital social, administração, forma de distribuição dos lucros, dentre outros;
  3. Escolha do regime tributário: o regime tributário é que irá definir como será feito o recolhimento dos impostos. Sua escolha é fundamental para pagar menos impostos;
  4. Legalização da empresa: depois de definir os itens acima é hora de realizar o registro do Contrato de Constituição e inscrição no CNPJ, após o registro junto ao conselho de classe e liberação de alvará, está pronto para iniciar suas atividades.

Mas afinal, você precisa de suporte profissional para se tornar médico pessoa jurídica? Continue nesse artigo e descubra. 

Preciso de uma empresa de contabilidade para médicos?

Para que você consiga formalizar um CNPJ para atuação na área da medicina, não é estritamente necessário contratar uma empresa de contabilidade. 

No entanto, um profissional contábil pode contribuir muito na escolha para a melhor forma de atuação como pessoa jurídica ou pessoa física, com assessoria e consultorias para manter o crescimento da sua empresa e para que você, médico possa se concentrar no exercício de sua profissão e ter acesso às melhores indicações fiscais. 

Todas indicações vão depender de valores faturados, localização, escolhas fiscais e muitas outras variáveis que um contador experiente domina de maneira integral. 

Leia também: Assinatura digital para médicos: qual a vantagem em ter uma?

Conte com o suporte de uma contabilidade para médicos!

Se você é um profissional que deseja se tornar um médico pessoa jurídica e procura uma contabilidade de qualidade para médicos, conheça o E-Contador Legal!  

Somos uma contabilidade digital, especializada na prestação de serviços para clínicas e consultórios médicos. Nosso trabalho é voltado para oferecer qualidade e eficácia no cumprimento de prazos, em um atendimento de qualidade e no respeito ao sigilo profissional. 

Oferecemos suporte técnico de contadores especializados. Entre em contato aqui para saber mais! 

Se gostou do nosso artigo, acesse nosso blog para ler mais textos como este. Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais

Leia também: Me formei em medicina, e agora? Entenda os primeiros passos após a formatura.