Prestação de serviços: como empreender nesse segmento

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O número de novos empreendimentos tem apresentado um crescimento acima da média nos últimos anos. Dentre as várias oportunidades de negócio, a prestação de serviços tem chamado a atenção de cada vez mais empreendedores.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de empresas prestadoras de serviço, no Brasil, em 2017, era de 1,3 milhão.

Os números positivos fizeram com que o setor fosse considerado, no início de 2019, pelo Sebrae, como um dos mais promissores do ano.

No entanto, muitos novos empreendedores sequer sabem do que se trata a prestação de serviços, tampouco como empreender nesse segmento.

Dessa maneira, preparamos este artigo para você! Leia com atenção cada tema abordado aqui e tire todas as suas dúvidas sobre uma empresa de serviços. Acompanhe!

Como a prestação de serviços se apresenta?

Antes de entender como empreender neste setor, é fundamental ter em mente do que se trata ter uma empresa prestadora de serviços.

Sendo assim, uma empresa especializada em serviços é aquela que a sua renda é obtida por meio da execução de uma atividade contratada. Tal contratação pode ser feita tanto por uma pessoa física quanto uma pessoa jurídica.

Ou seja, uma empresa prestadora de serviços não precisa fabricar ou até mesmo vender certas mercadorias para gerar receita.

O seu faturamento vem por meio da prestação de serviços. Ela é obrigada a executar as suas atividades, desde que receba uma remuneração por aquele serviço que foi prestado.

Desse modo, os empreendedores que optam por abrir uma empresa neste segmento, possuem diante de si várias oportunidades. Você sabe quais atividades podem ser realizadas por um negócio focado em serviços? Conheça a seguir!

Aproveite para ler o nosso artigo 5 dicas para manter pequenas empresas organizadas.

Quais as atividades na prestação de serviços?

As empresas especializadas na prestação de serviços podem seguir diferentes caminhos no mercado. Isso porque o segmento oferece várias oportunidades.

É fundamental entender que estamos falando de um segmento que busca utilizar todo o conhecimento técnico para sanar as necessidades de outras pessoas.

Sendo assim, o segmento de serviços pode oferecer desde um corte de cabelo até a reparação em veículos automotivos. Confira mais algumas possibilidades existentes:

  • Serviços especializados em informática;
  • Saúde, educação e até mesmo transporte;
  • Alimentos;
  • Beleza e estética;
  • Atendimentos feitos em domicílio;
  • Dentre outros.

Portanto, podemos perceber que a prestação de serviços demanda que os seus profissionais se mantenham atualizados. O que faz com que eles busquem se especializar e oferecer um serviço cada vez mais satisfatório.

Por que os empreendedores precisam se capacitar?

As empresas prestadoras de serviços, assim como qualquer outro empreendimento, precisam lidar com um mercado cada vez mais competitivo.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais exigentes também. Afinal de contas, com tantas opções no mercado, é comum se esperar por um serviço qualificado.

Dessa forma, é de extrema importância que todo líder à frente de uma empresa procure ter um perfil empreendedor. Se manter atualizado às demandas e novidades do mercado é fundamental para manter um negócio sempre competitivo.

O mercado de prestação de serviços demanda que os empreendedores busquem se capacitar para que assim a sua empresa possa crescer e se destacar.

Ou seja, aquele empreendedor que não busca se qualificar pode acabar convivendo com a estagnação do seu negócio.

Ainda existem outras especificidades que precisam ser levadas em consideração no segmento de serviços. Continue acompanhando o nosso artigo e descubra!

Elaboração de contratos na prestação de serviços

Como você pode perceber, a remuneração das empresas de serviços é obtida por meio da contratação de atividades.

Sendo assim, é de extrema importância que todo empreendedor busque formalizar a sua prestação de serviços. Isso, principalmente, para a sua relação com os seus clientes.

Uma vez formalizado que uma empresa irá prestar serviços para um cliente, não corre-se o risco de ocorrer a falta de pagamento.

Já se imaginou prestando um serviço, investindo tempo e mão de obra, para não receber depois? Desse modo, é indispensável que toda atividade desempenhada esteja prevista e acordada em um contrato.

Dessa forma, é possível se manter ativa no mercado, captando um número cada vez maior de clientes e, consequentemente, faturando mais.

De todo modo, a prestação de serviços se apresenta como um segmento que continua sendo visto como promissor para os próximos anos. Caso você deseja se especializar, busque conhecer cada vez mais sobre o mercado e se qualifique!

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