Antes de abrir uma empresa, é de extrema importância que todo empreendedor passe por várias decisões. Por exemplo, você sabe como optar entre sociedade ou empresa individual?
Existem vários modelos de empresas no Brasil. É fundamental entender, antes de começar o próprio negócio, o que cada um significa e qual deles se enquadra melhor dentro da estrutura de uma empresa.
Dessa maneira, se você, empreendedor, deseja abrir uma empresa, é melhor já ir se acostumando com termos como sociedade ou empresa individual.
Portanto, para tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos este artigo! Continue a leitura e conheça as principais diferenças entre os modelos de empresa existentes no Brasil. Vamos lá?
Quais os principais modelos de empresa?
Atualmente, um grande número de pessoas possuem o desejo de começar o próprio negócio e enfrentar a jornada do empreendedorismo.
Os números evidenciam que, ano após ano, o desejo de empreender permanece caindo no gosto dos brasileiros. De acordo com o Serasa, somente entre janeiro e julho de 2019, 1,8 milhão de novas empresas foram abertas no país.
No entanto, quando o assunto é abrir uma empresa, é imprescindível que o empresário tome algumas decisões sobre o seu negócio.
Por exemplo, a escolha entre abrir uma empresa sozinho ou com o auxílio de sócios implica no modelo de empresa daquele negócio.
É aí que entra a escolha entre sociedade ou empresa individual. O que torna de extrema importância conhecer do que se trata cada modelo e qual deles faz mais sentido para a sua proposta de empresa.
Conheça agora todas as características acerca de cada um desses modelos e o que eles representam para a sua empresa.
Leia nosso artigo e aprenda: Estratégias para seu negócio sobreviver à crise
Sociedade Limitada (LTDA)
Para aqueles empreendedores que desejam abrir uma empresa acompanhado ou não de sócios, o modelo Sociedade Limitada (LTDA) se apresenta como um dos mais conhecidos no país.
Recentemente foi autorizado a abertura de uma Sociedade Limitada (Ltda) somente com um sócio, também chamada de Sociedade Unipessoal.
Aqui, o capital que é investido por todos os sócios é o que vai definir a participação de cada um deles no negócio.
Ou seja, todos os sócios possuem contas pessoais, completamente separadas da empresa, com a responsabilidade limitada sobre a última.
Dessa maneira, todo e qualquer investimento feito tanto por dinheiro, bens ou até mesmo imóveis se apresenta ou equivalente ou parcial. O que vai variar é o percentual que cada sócio possui da empresa.
Sendo assim, o Patrimônio de cada um dos sócios fica protegido caso a empresa venha a falir ou nos casos de rompimento da sociedade.
Leia também: Diferenças entre contabilidade digital e tradicional/convencional
Quais as vantagens de uma Sociedade Limitada?
Por se apresentar como um dos modelos mais conhecidos e adotados no país, a Sociedade Limitada apresenta algumas vantagens.
Portanto, antes de optar por abrir uma empresa com a presença de um ou mais sócios, conheça alguns dos principais benefícios de uma Sociedade Limitada:
- A atuação dos sócios é integrada no funcionamento do negócio;
- A remuneração é equivalente ao investimento feito por cada sócio, ou caso opte por remuneração diferente ao valor investido, pode ser definido no Contrato de Constituição;
- Autonomia da empresa preservada;
- Em casos de prejuízos, o negócio é preservado, impedindo que os sócios recebam lucro;
- Existe a possibilidade de excluir algum sócio.
Antes de poder optar por sociedade ou empresa individual, vamos conhecer agora sobre o segundo modelo de empresa em questão.
Empresário individual
O empresário individual (EI), como o próprio nome sugere, é aquela empresa aberta e administrada por uma única pessoa.
No entanto, existem algumas características próprias desse tipo de empresa que devem estar esclarecidas para um empreendedor.
Aqui, o patrimônio do empreendedor, pessoa física, se confunde ao patrimônio da empresa, pessoa jurídica.
Isso significa que, caso a empresa venha a adquirir uma grande quantidade de dívidas ou até mesmo quebre, cabe ao empresário responder pelo processo, de forma ilimitada.
Ou seja, é o patrimônio pessoal do empresário e, em alguns casos, dependendo do regime, até mesmo do seu cônjuge será utilizado para quitar possíveis dívidas da empresa.
Além disso, é possível optar por uma Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI). Vamos conhecer sobre esse modelo agora:
Empresa Individual de responsabilidade Limitada (EIRELI)
Aqui, o próprio nome também sugere a principal característica desse modelo de empresa, uma vez que a responsabilidade da pessoa jurídica é limitada.
Ou seja, o empreendedor não pode responder pelas dívidas da sua empresa ou por um processo de falência como pessoa física.
No entanto, é fundamental que, antes de se tornar um EIRELI, o empreendedor tenha um bom patrimônio.
Logo, para se considerar uma Empresa Individual de responsabilidade Limitada, o capital social deve ser equivalente a 100x o salário mínimo vigente.
Sociedade ou empresa individual?
Como você pode perceber, optar por sociedade ou empresa individual é uma decisão que passa, em primeiro lugar, pelo o planejamento do seu negócio.
Sendo assim, é fundamental que você elabore um plano de negócios e coloque no papel todos os prós e contras de cada um dos modelos.
Se você está começando a empreender agora, saiba que optar entre sociedade ou empresa individual é só uma das decisões na jornada do empreendedorismo.
Não perca a oportunidade de ler o nosso artigo Descubra quais são as diferenças de PJ para autônomo.
Portanto, lembre-se sempre de ter o apoio de um serviço especializado, como uma contabilidade. Entre em contato conosco e descubra como nós podemos contribuir com a sua empresa!
Aproveite também para curtir as nossas redes sociais e acessar o nosso blog para ler mais artigos como o que acabou de ler.